10/10/2016

A equipe de 19 atletas do CER-Centro Esportivo Ramiro comandada por Ramiro Lima, diretor proprietário , técnico da seleção carioca e um dos técnicos da seleção brasileira de ginástica aeróbica brilhou no campeonato brasileiro promovido pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e pela UFMG, conquistando 20 medalhas e 9 troféus. Mais um excelente resultado que se soma as medalhas internacionais recebidas pela equipe em 2016.

No infantil, Luiza Conte, atual campeã no pan-americano do México e no Aerobic International Championship em Las Vegas, é a nova campeã brasileira. Manoella Aparecida, prata no pan-americano e em Las vegas, ficou com a prata, e o Bronze foi para Maria Eduarda Bebiano. Juntas, conquistaram o ouro no trio e juntamente com Camila Cavalheiro e Lara Pedro, o ouro no grupo e por equipe. Já no torneio de iniciação , Mayara Passos, Isabela Duarte e Maryna Passos conquistaram ouro, prata e bronze no individual. Mayara Passos, Isabela Duarte e Amanda de Marco, ouro na categoria trio. E as quatro atletas Juntamente com Mayara Victorya Silva conquistaram ouro no grupo e por equipe. Com esses resultados, o Centro Esportivo Ramiro trouxe o destaque de maior número de atletas no Torneio Nacional, demostrando seu compromisso com o desenvolvimento da base de atletas.

No infanto Juvenil, Lucas Nilvar conquistou o ouro no individual masculino e em dupla mista com Helena Kroger. Maria Alli, prata no sul americano, conquistou o bronze no individual. Andrezza Cavalheiro e Manoela Roque também representaram o Rio nesta categoria.

No Campeonato Brasileiro na categoria juvenil, Isabela Monteiro, campeã sul-americana e pan americana, é a nova campeã brasileira. Clara Mosa, bronze no sul-americano, conquistou a medalha de prata. Juntas com Ana Caroline de Jesus trouxeram a medalha de prata no trio. Já no Torneio Nacional, Jamayra Leticia garantiu o ouro no individual feminino. Na categoria sênior, Luamar Martin, coreógrafa e auxiliar técnica de Ramiro Lima, atleta campeã do Open do Japão e tri campeã brasileira, trouxe a medalha de prata.

Ramiro Lima atribui o sucesso dessas conquistas, ao forte trabalho realizado com a base (crianças de 07 a 12 anos), coordenado com a excelência em treinamento e o apoio de parceiros como o CONI Brasile (Comitê Olímpico Nacional Italiano no Brasil) e Shopping Grande Rio.

Ramiro acrescenta que “O CONI Brasile incluiu a aeróbica no Giocchi della Gioventù, (Jogos da Juventude) pois é um esporte praticado em larga escala e com excelente desempenho na Itália. “Fizemos uma seletiva dentro desse grande evento e levamos a ginástica aeróbica para dentro do Shopping Grande Rio, na baixada fluminense, uma região normalmente mais desassistida de grandes eventos, mas com famílias ansiosas por oportunidades. Tivemos um grande sucesso de público e resultado! Descobrimos novos talentos, demos 6 bolsas de ginástica para o grupo de iniciação. Hoje temos uma nova atleta na seleção principal, Lara Pedro, de 10 anos, que estreou no Campeonato Brasileiro e se tornou campeã brasileira no grupo e por equipe. Ela vai competir na categoria grupo e também em trio no Pan americano , juntamente com outros dois talentos descobertos na seletiva que hoje estão na iniciação: Isabela Duarte (9 anos) e a Amanda de Marco (10 anos). Estamos transformando a vida das crianças e elas, transformando a aeróbica do país.”

O Panamericano de Aeróbica será no Peru, em novembro e contará com cerca de 300 atletas de sete países.

O CER-Centro Esportivo Ramiro oferece cerca de 30 esportes como atividades extras ou cursos livres em escolas , tendo mais de 1200 alunos em 6 unidades no Rio de Janeiro e em Brasília. Possui um núcleo avançado especializado em ginástica , principalmente a Aeróbica onde é a sede da seleção carioca. Todos os 25 integrantes da Seleção Carioca são bolsistas de diferentes regiões e perfis sociais, desenvolvendo a união e a cidadania. Ramiro Lima é um dos técnicos da Seleção Brasileira e árbitro internacional. Nesse ano, ministrou uma aula na Brown’s Academy em Las Vegas que está formando um importante núcleo de aeróbica nos EUA.

A ginástica aeróbica é uma das cinco modalidades oficiais da FIG (Federação Internacional de Ginástica). Praticada em mais de 74 países, faz parte dos jogos mundiais, da Gymnasíade, maior olimpíada estudantil do mundo e da Gymnaestrada, maior festival de ginástica do mundo. Neste ano, uma equipe brasileira de 23 atletas realizou a apresentação oficial da aeróbica durante a FIG Gala nas Olimpíadas na Rio 2016 ao lado de estrelas como Simone Byles e estando presentes cinco atletas do CER: Luamar Martin, Isabela Monteiro, Manoella Aparecida, Luiza Conte e Maria Eduarda Bebiano, coordenadas por Maria Eduarda Poli diretora do Comitê Técnico da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) com apoio coreográfico de Luis Maciel, Phd da UFLA (Universidade Federal de Lavras).

Fotos Crédito: Ivan Ferreira/Melogym

https://www.terra.com.br/noticias/dino/rio-conquista-20-medalhas-e-9-trofeus-no-campeonato-brasileiro-de-ginastica-aerobica,c164664cc7c50d0e3f37cc566b959f7f1k7qnppv.html