Nos 10 anos dos Jogos Olímpicos de Pequim, esporte e China se misturam no samba da escola. Confira detalhes sobre a participação especial das ex-ginastas.

O ano 2018 marca uma década dos Jogos Olímpicos de Pequim e, mais uma vez, o esporte encontra a China, mas não será em nenhuma cidade do país mais populoso do mundo, e sim no Carnaval do Rio de Janeiro. A G.R.E.S Império Serrano promete inovar levando para a avenida a ginástica rítmica. Ex-atletas do Rio de Janeiro mostrarão a graça e a beleza dessa modalidade em uma coreografia com o aparelho fita.
A coreógrafa do grupo é Andréa João, que foi ex-ginasta e técnica da Seleção Brasileira de Ginástica Artística e atualmente é expert da Federação Internacional e Chefe do Departamento de Ginástica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
– O Fabinho (Fábio Ricardo), carnavalesco da escola, me fez o convite de levar um grupo de ginastas para fazer uma coreografia com fitas na avenida. De cara amei o projeto pois o enredo “IMPÉRIO DO SAMBA NA ROTA DA CHINA”, além de muito rico, nos daria a possibilidade não só de mostrar a ginástica rítmica para milhares de pessoas, mas a chance de representar a milenar e tradicional dança chinesa com fitas, que é muito bonita. O desafio era grande mas aceitei porque desafio é a minha marca registrada – disse Andreia.

Ex-atletas levam ginástica rítmica ao desfile do Império Serrano

O grupo da ginástica servirá como guardião do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, uma função exercida, em geral, por seguranças que abrem espaços. Foram convidadas 12 ex-ginastas, todas do Rio de Janeiro, dentre elas Paula Cavalieri, que é tetra campeã estadual, e Nense Viviane, detentora do prêmio de melhor ginasta da temporada em todas as categorias em 2009. Além delas, estarão árbitros, técnicas e outras ex-ginastas. Segundo Andreia, foi feita uma adaptação do uso oficial da fita na ginástica artística.
– A partir daí comecei a criação da coreografia, mas como é para o Carnaval, fiz algumas adaptações. Uma delas é que as meninas vão manusear duas fitas ao invés de uma. Outra é que adaptamos o tamanho e o tecido da fita para dar um visual melhor na avenida. O samba é muito bom e estamos aproveitando os acentos da música para acentuar o movimento das fitas, só que com uma energia bem diferente do que as ginastas fazem nas competições. Quero uma coreografia com movimentos fortes, mas ao mesmo tempo graciosos.

Ex-atletas ficarão à frente do mestre-sala e porta-bandeira da escola.
Nesta sexta-feira, acontece um ensaio às 21h na Cidade do Samba. No sábado, 10/02, pela manhã na AABB Tijuca e, à tarde, o grupo estará livre. No domingo, dia do desfile, a preparação começa a partir de 12h com maquiagem em um clube próximo à Sapucaí. A Império entra na Avenida às 21h.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/ginastica-ritmica/noticia/ex-atletas-levam-a-ginastica-ritmica-ao-carnaval-no-desfile-do-imperio-serrano.ghtml