A ginástica do Rio de Janeiro mostra que continua forte em todas as modalidades e mantém a sua tradição de conquistas com a Ginástica Aeróbica Esportiva. As atletas do clube carioca Centro Esportivo Ramiro fizeram bonito durante a 1° Etapa da Copa do Mundo de Ginástica Aeróbica, disputada entre os dias 26 à 31 de Março, em Cantanhede – Portugal .
As ginastas Manoella Aparecida Leite, Sophia Veeren, Lara Pedro Caneca, Maria Eduarda Bebiano, Isabella Duarte e o seu técnico Luis Ramiro Lima, integraram a equipe brasileira e se classificaram para três finais na categoria AG1 com as provas de grupo, trio e individual nas provas que competiram.
Na prova individual o Rio ficou entre os dez melhores do mundo com a atleta finalista Lara Pedro em oitavo e Sophia Veeren que conquistou um honroso décimo lugar em sua primeira competição internacional na Europa. As duas juntamente com Manoella Aparecida Leite, conquistaram a medalha de prata. O grupo formado por Lara, Sophia, Manoella, Isabella Duarte e Maria Eduarda Bebiano conquistou o sexto lugar.
Para Ramiro Lima, chefe da deleção e técnico “esse campeonato é muito importante pelo alto nível dos atletas de países do mundo todo, de todas as categorias e provas. Trazemos os atletas desde 2016 e temos conquistado uma posição cada vez mais importante no campeonato. Com a visibilidade, voltamos para o Brasil e atraimos casa vez mais novos ginastas para a modalidade. Em 2016 ficamos entre os dez melhores no individual infantil com Luiza Conte (que hoje é atleta na Itália) e Manoela Aparecida e entre os vinte melhores com Isabela Monteiro no Juvenil. Em 2017, conquistamos a medalha de prata no trio com Luiza, Maria Eduarda Bebiano e Lara Pedro Caneca. Agora, em 2019, veio a mesma medalha, na mesma prova, com uma equipe renovada, em uma categoria superior. Isso prova a importância de levar os atletas desde a base para os campeonatos internacionais e crescer com experiência no tablado. O melhor treinamento é competir”.
Essa foi uma conquista inédita para o Rio e para o Brasil. A equipe brasileira teve ainda a participação dos atletas mineiros das Universidades Federais de Minas Gerais – UFMG e de Lavras – UFLA. Lucas Santiago (UFMG) que conquistou o bronze no individual e a prata com sua dupla Tamires Silva (UFMG) e contaram com o técnico Pedro Amorim. Participaram ainda os ginastas da UFLA Marcelo Martins, Elisa Carvalho, Edson Nunes e Caroline Santiago. O técnico da equipe juvenil e adulta foi Luis Maciel. Marilia Pires, também da UFLA foi árbitra do Open e Katia Lemos da UFMG foi árbitra da Copa do Mundo. Silvana Conte, diretora de comunicação da FGERJ e Luiza Conte, ex atleta da FGERJ/Brasil também estiveram presentes em Portugal. Luiza hoje é atleta do clube Aeróbica Evolution da Itália e atual campeã italiana individual e em grupo.
Rio,04/04/2019.
Faça um comentário